Prof. Zé Renato
Neurocientistas têm estudado, desde há muito tempo, como o cérebro desenvolve a inteligência. Recentes trabalhos científicos apontam para uma teoria de que as informações são os canais de percepção do mundo. As informações chegam até nós pela visão, pela audição, pelo tato, pelo olfato e pelo paladar. Nosso cérebro retém as informações que julga necessárias para nossa sobrevivência imediata e também para nossa sobrevivência a longo- prazo.
As informações podem acrescentar possibilidades ao nosso cérebro, fazendo com que sejamos cada vez mais inteligentes. Se as informações que recebemos forem boas e para o bem, teremos uma inteligência saudável, que transformará nossa visão de mundo ao redor. O oposto também pode ocorrer, usando a inteligência para falcatruas, sacanagens, corrupções e mau-caratismo.
As informações envolvendo ARTE permitem ampliar a percepção de mundo, na medida em que trabalha com a subjetividade, com a criatividade, com o inesperado, com o lúdico e com o mágico.
Informações artísticas melhoram o foco e ampliam a capacidade de percepção das informações, permitem a existência concreta da divagação, dos sonhos, dos anseios e da liberdade do livre pensar.
A ARTE é um mundo paralelo que podemos criar ou contemplar. Saber entrar nesse mundo é o maior barato. Só quem entra é que percebe isso.
A ARTE é uma linguagem aberta e trabalha com significados múltiplos. Isso lhe dá total liberdade de manifestação.
Use a ARTE para melhorar sua vida. Não tem contraindicação. Aprenda a perceber além do imediato, do óbvio e do lógico.
Você pode dar asas a sua imaginação sem precisar tomar Red Bull.
* Prof. Zé Renato, de Artes
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Obrigada por participar. Seu comentário será liberado após mediação dos administradores.