Por Juliana Zolin de Almeida Lopes
O avanço tecnológico facilitou muito o acesso às informações. Milhares de pessoas podem se inteirar das atualidades do mundo por meio de vários veículos de comunicação.
Porém, em tudo sempre há vários modos de abordagens e cada um defende seus interesses, ou de determinados grupos. Raramente as notícias são veiculadas pela mídia de maneira isenta de qualquer interesse ou pressão.
Elas, muitas vezes, vêm mastigadas. Exemplo disso é o que acontece em épocas de eleições quando são divulgadas notícias tendenciosas favorecendo ou denegrindo a imagem de candidatos ou partidos, em prol de interesses, muitas vezes, escusos, influenciando grande quantidade de eleitores a deixarem de lado suas reais convicções políticas para adotarem o chamado ''voto útil''.
A manipulação da mídia ao publicar manchetes e noticiários em TVs, rádios, jornais, internet, influencia pessoas a terem certas visões sobre o mundo que nem sempre são reais ou verdadeiras. E a população engole o modo como as notícias são divulgadas como se fossem marionetes.
Tal controle exercido pela mídia não seria possível se as pessoas tivessem um olhar crítico sobre a imprensa, decifrando as entrelinhas.
* Juliana Zolin de Almeida Lopes, aluna do 3o. ano - turma 2014.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Obrigada por participar. Seu comentário será liberado após mediação dos administradores.